Programas Essenciais Para o Computador de um Acadêmico de Jornalismo

Regressei recentemente da versão da teste do Windows 8, e após a formatação pensei "vou instalar programas no computador que tenham utilidades em meu curso", e sem pestanejar pesquisei no site de busca mais utilizado na internet "programas essenciais para o computador de um acadêmico de jornalismo", talvez não seja necessário dizer que não obtive o sucesso esperado nessa façanha (o resultado mais próximo do que eu procurava foi este: Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas).

Para evitar que outros estudantes de jornalismo sejam frustrados em uma busca como essa, decidi organizar os programas que eu acredito ser fundamental no computador de um acadêmico que leve o curso a sério (ou não).

Nota: Formato o meu computador a cada 30 dias ou menos, não ativando o Windows e outros programas pagos, assim não uso crack ou serial. (depois de ler isso você deve ter pensado "nossa que incomodativo,  é muita falta de louça pra lavar")

Audacity:
Em um dos momentos dessa jornada estudantil precisei de um editor de áudio em meu notebook, e só de lembrar que ele não estava lá para me salvar snif.. snif... (vamos ao ctrl+v) o Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos na gravação — tudo com muita "audácia"!

Edição de Vídeo: Algumas vezes vai ser preciso editar aquela entrevista filmada de um sujeito importante que até então você não sabia quem era, para isso é sempre bom ter um editor de vídeo instalado sem seu computador, como alguns dos programas que tem essa finalidade são difíceis de se usar e outros são bem fáceis e leve, decidi postar dois programas do gênero.

Vegas Movie Studio:
O editor de vídeo da Sony é uma das poucas opções que consegue unir ferramentas profissionais e uma facilidade de operação de nível médio. O Vegas apresenta uma capacidade para trabalhar em vídeos nas mais diferentes resoluções e diversas ferramentas avançadas, o aplicativo permite fazer edições com facilidade, bastando para isso o aprendizado dos controles de edição. admito ter retirado parte do texto sobre o vegas movie do site baixaki.com

VideoPad Editor: 
Esse foi o programa de edição de vídeo mais leve e fácil de se operar que já tive contato, para quem não tem prática e habilidade com computadores esse é o programa ideal.

InDesign:
Acredito que todo jornalista deve/deveria ter noções de design e diagramação, e nada melhor do que exercitar isso enquanto ainda se esta na academia, e é uma habilidade que poucos estudantes/jornalistas têm e isso conta muitos pontos a meu favor. (quem lembra das aulas de editoração eletrônica?)
Microsoft Word:
Nem preciso falar de quanto esse programa é essencial para um acadêmico de jornalismo (e para qualquer outro computador), afinal o processador de texto mais popular do mundo é essencial para evitar erros gramaticais. (motivo por qual muitos jornalistas se tornam alvo de piada)
Photoshop Lightroom:
Por mais que alguns acadêmicos só tenha paciência para retratar sua imagem de frente a um espelho, todo jornalista tem que ter noções básicas de fotografia, e para rápida edição e armazenamento de fotos digitais eu recomendo o Lightroom, pois o mesmo permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória, e facilita a organização de fotos em pastas.

Esses são os únicos softwares que me vem a cabeça no momento, sugestões para essa lista são bem vindas!

Um comentário:

  1. Achei o post ótimo e tenho todos os softwares, exceto o VideoPad. Quero aprender com Premiere!

    ResponderExcluir