Que Tal Conhecer as Obras de Domínio Público?

Cena do filme "Le Voyage dans la Lune" de Georges Méliès, uma copia esta disponível no Internet Archives sob a licença "Creative Commons license: Public Domain"
Nada contra o ato marginal de promover furto a propriedade intelectual alheia, afinal, assim como todo brasileiro sou adepto a Lei de Gerson. Porém, de uns tempos pra cá comecei a procurar por obras de livre uso comercial, as não tão famosas Obras de Domínio Publico.

Em 2004, a Secretaria de Educação a Distância lançou uma biblioteca digital que conta com um acervo constituído por obras devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais ou de domínio público. Gostaria de deixar claro que esse texto não partiu de uma "proposta" feita por caçadores de piratas modernos, mas sim de uma vontade pessoal de compartilhar cultura.

Na biblioteca digital podem ser encontrado a obra completa de Machado de Assis, o Plano de Desenvolvimento da Educação, Música Erudita Brasileira, Shakespeare, Poesias de Fernando Pessoa e os Hinos brasileiros. O Portal de Domínio Publico foi desenvolvido em software livre e pode acessado pelo link: http://www.dominiopublico.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário