Tarot: Sierva Maria de Todos los Angeles e o Método Serpente

Sierva María, por Alex Teddy Cardenas
Ananindeua, 29 de Junho de 2013

Hoje enquanto lia alguns trechos de "Do Amor e Outros Demônios" distribui as cartas de tarot sobre a mesa, sem a intenção real de ler as cartas, apenas por costume. As cartas foram distribuídos o método Serpente, criado por Léo Chioda e Giane a estratégia de jogo consiste em três cartas (só trabalho com arcanos maiores) agindo como uma cobra quando quer atacar, espreitando a presa, se armando e dando o bote. Quando retirei três cartas, notei que elas tinham haver com o livro que eu tinha em mãos, o que me levou a fazer a leitura.

Nas palavras de Léo Chioda a arte do Tarot é ritualística. Somos intérpretes. Chamar a Serpente faz parte do método: deslizar as cartas verticalmente, mimetizando o rastro do réptil. A eficácia da estratégia é testada no final, quando um último recurso torna-se disponível. Até lá, deve-se analisar as três posições com todo o cuidado. Elas se relacionam, assim como acontece com vários outros métodos.

O romance escrito por Gabriel Garcia Marquéz traz uma jovem marquesa, supostamente possuída por demônios, que envolve-se com o padre espanhol encarregado de exorcizá-la. A história ocorre nos fins do século XVIII, em pleno vice-reinado da Colômbia, esta ainda colônia da Espanha.


A ESPREITA

XIII A Morte

Sierva Maria de Todos los Angeles é mordida por cães raivosos, fato que leva  pai a dar mais valor a filha, após anos de rejeição. A carta da morte mostra que mudanças involuntárias irão ocorrer e que não se deve tentar impedi-las, pelo contrário, deve-se aceitá-las. O bispo Don Toríbio de Cárceres y Virtudes convoca o marques, pai de Servia María, para informá-lo que a sua filha havia incorporado o demônio e para salvá-la ele deveria confiar o seu destino aos cuidados da igreja.


A ARMAÇÃO


XV O Diabo


“Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus”.


Sierva Maria é abandonada pelo pai em um convento, o padre designado a exorcizá-la, Cayetano Alcino del Espíritu Santo Delaura y Escudero percebe que menina não havia contraído raiva, ou estava com o diabo no corpo, o padre tentou, sem sucesso, convencer o bispo para liberar a menina. Cayetano se apaixona por Sierva Maria, descrevendo o seu amor no seguinte trecho:


— Estou sempre assim — disse ele. E sem lhe dar tempo ao pânico, libertou-se da matéria turva que o impedia de viver. Confessou que não pesava um instante sem pensar nela, que tudo o que comida tinha gosto dela, que a vida era ela a toda hora e em toda a parte, como só Deus tinha o direito e o poder de ser, e que o gozo supremo do seu coração seria morrer com ela.


O BOTE

VI Os Enamorados

Ficaram abraçados sem falar, ela chorando. Deixou-a desabafar. Depois ergueu o rosto e disse — nada mais de lagrimas — e concluiu — bastam as que por vós tenho chorado.

O padre Cayetano mantinha contato noturno com a menina, onde trocavam caricias na esperança de um dia poderem compartilhar uma vida feliz. Cayetano foi afastado da tarefa de exorcismo pelo bispo após ter se declarado apaixonado por Sierva María, um certo dia foi pego de surpresa, em uma das oportunidades que visitou a jovem, foi condenado pelo Santo Ofício a prestar serviços em um hospital para leprosos.

O VENENO


XVIII A Lua

Sierva Maria, foi vítima da Santa-Inquisição. Seu amor foi até certo ponto provocado pelas circunstância vivida. Cayetano nunca tivera contado com a humanidade a não ser pelos livros. Sierva era solitária a procura do amor, que nem dos pais teve. A Lua sela o método Serpente, mostrando a eficacia do bote.

Considerações Finais

O VENENO, conforme dito, revela o êxito ou fracasso das artimanhas adotadas. Isso se relaciona diretamente com a natureza dos arcanos, daí a relação intrínseca entre as posições. Elas devem ser lidas como um todo indissociável. A natureza da serpente. A arquitetura da estratégia. Uma ode às possibilidades da simbologia. Elas sibilam aos nossos olhos.

Nota: alguns trechos foram retirados do Blog http://www.cafetarot.com.br